August 9, 2020 El Canary

O canário e a privacidade na era digital

Entenda porque o canário virou um dos símbolos da privacidade na era digital

Canário Simbolo da Privacidade na Era Digital

Canário Simbolo da Privacidade na Era Digital

No século 19, era comum entre trabalhadores das minas de carvão a prática de monitorar o nível de gases tóxicos usando canários. Muito sensíveis a CO2, eram os primeiros a detectar os baixos sinais de oxigênio, sinalizando o momento em que os mineradores deveriam deixar a mina de carvão antes que fosse tarde demais.

Na presença de gases venenosos, como metano ou monóxido de carbono em excesso, o canário morreria antes que os mineradores sofressem ameaça às suas vidas. O canário servia, portanto, como alerta para o perigo. Um indicador biológico.

 

Canário na gaiola - Cena do filme The Arrivals (2016)

Imagem do filme “The Arrival” (2016): O canário é utilizado pela equipe da Nasa como indicador biológico sobre os níveis de CO2 dentro da nave alienígena.

Voltando as minas, enquanto o canário estivesse cantando, os mineradores estariam seguros. O canário em silêncio estaria morto e sinalizaria a necessidade de fuga imediata.

O canário era o sinal de que algo invisível havia sido comprometido e por isso, no século 21, o canário virou o simbolo da privacidade.
Nos EUA e em algumas outras jurisdições, os provedores de serviços da Internet, os serviços de VPN e outras entidades podem receber mandados secretos, como intimações governamentais ou cartas de segurança nacional.

Esses mandatos das agências policiais são projetados para forçar as empresas a entregar quaisquer registros ou detalhes de seus clientes para investigação.

Mas geralmente são acompanhados de uma ordem de silêncio que impede a empresa de notificar o alvo de que foram submetidos a vigilância.

Um Warranty Canary é um método pelo qual um provedor de serviços de comunicação visa informar seus usuários de que o provedor recebeu uma intimação do governo, apesar das proibições legais de revelar a existência da intimação. Se o canário não for atualizado pelo período especificado pelo host ou se o aviso for removido do site ou rede social, os usuários devem assumir que a empresa recebeu uma intimação para expor informações dos usuários ou clientes.

A intenção é permitir que o provedor avise os usuários (incluindo o alvo) que o Governo violou a privacidade, sem violar tecnicamente a ordem judicial de não fazê-lo.

Imagens: Paramount Pictures

contactform

Aguardamos seu contato

Convidamos você a entrar em contato conosco para obter mais informações sobre qualquer um de nossos produtos ou serviços.

AVISO DE PRIVACIDADE
A El Canary tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou.
Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Ao clicar em “enviar” no formulário ao lado, você concorda em permitir que a El Canary armazene e processe as informações pessoais enviadas acima para fornecer o conteúdo solicitado.
contactform